segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Bla bla bla

Roy Scheider, o ator que fez o papel de chefe de polícia da cidadezinha Amity Island, faleceu hoje, aos 75 anos. Eu lembro que a primeira vez que vi o filme foi nos anos 80 e fiquei a noite inteira lembrando do bocão do tubarão engolindo as pessoas bem como do tal chefe de polícia que, acreditem ou não, eu achei muito fofo. Sério, embora não o achasse nada bonito, achava que tinha aquele "charme" que nem todos conseguem ter. Depois disso vi outros filmes dele, sempre achando-o tremendamente charmoso, vai se entender! Quando fui à Universal, um dos primeiros lugares que quis visitar foi a fake Amity Island, por causa do filme famoso, claro. Pensei muito neste ator, meio sumido ultimamente, pelo menos p/ mim. Parece que ele já estava doente durante algum tempo, algum tipo de cancer. Triste.

"*"*"*"*"*"*"*"

Eu sempre sonhei ser boa em matemática. Minha desilução com os números não é de hoje. Lembro que quando estava no 1o ano escolar, fui mandada ao quadro negro pq estava conversando ao invés de prestar atenção na aula. Obviamente que eu não tinha prestado atençao na explicação e não sabia nada. Era um daqueles problemas de dúzias de maças e laranjas. Fiquei lá, olhando, olhando, sem saber o que fazer. Depois de uns bons minutos pedi à professora permissão para desistir, mas ela não deixou. Fiquei ali o dia inteiro. Depois que a aula acabou, saí aliviada da escola, mas não sabia que no dia seguinte teria que estar ali de novo, em pé, tentando resolver algo que não sabia nem como começar. O final da história é que fiquei lá dois dias, até contar p/ minha mãe, que reclamou com a professora. Fiquei livre da tarefa, mas nunca mais consegui aprender matemática depois disso. Ficou um bloqueio. Nos anos escolares que se seguiram, fui passando "aos trancos e barrancos", sempre tendo que ter um professor particular para me ajudar e mesmo assim não entendendo quase nada. na Faculdade, tive o desprazer de saber que teria que estudar 1 semestre inteirinho de Lógica matemárica. A coisa era pesada, matemática de 5o período de curso de matemática mesmo, fiquei apavorada e fui avisando o professor desde o início, das minhas dificuldades. Ele foi legal comigo mas, me avisou que não abriria exceções. Tive que suar a camisa p/ passar, mais uma vez aos "trancos e barrancos". Não foi fácil mas passei. Estudava mais que se possa imaginar. Não saía mais com amigos, não tinha finais de semana, só estudava.
Até hoje sinto aquele frio na espinha quando vejo ou ouço sobe matemática. Honestamente, eu adoraria ser boa na matéria, mas não é a minha, definitivamente. Mas porque estou falando sobre isso hoje? Porque, nas nas minhas andanças virtuais, vi um artigo pela manhã sobre um cara israelense que resolveu um problema matemático sem solução há quase 40 anos. O texto completo está aqui: http://br.noticias.yahoo.com/s/08022008/40/entretenimento-israelense-resolve-problema-matematico-solu-ha-40-anos.html

Não sei quanto tempo vai ficar disponível online. Só sei que ao ler a tal matéria, lembrei deste meu bloqueio com a matemática, algo que eu realmente gostaria de mudar um dia. Nem digo gostar vir a amar matemática, resolver um problema que aguardava solução há 4o anos mas... ao menos ser capaz de vencer o pavor. Alguém me ajuda?!?

Nenhum comentário:

Feeds

Visitantes online - Welcome!

lineflower_gif