quinta-feira, 31 de março de 2011

Para minhas amigas mamães, algumas dicas de remedios naturais para seus filhos


Os remédios naturais que realmente funcionam
Seis tratamentos que sua avó aprovaria e que realmente funcionam
Por Jan Sheenan/Tradução e reportagem de Samantha Melo

Para muitas mães e pais de hoje, as abordagens não-farmacêuticas para doenças são mais atraentes do que nunca. Em uma pesquisa de 2009 realizada pela Opinion Research Corporation com 6.000 pais, 40% deles disseram que estavam interessados em remédios naturais para os seus filhos, em comparação com 23% em uma pesquisa semelhante feita em 2008. Os pais hoje querem que os tratamentos sejam suaves e naturais, mas, ainda assim, efetivos.

Quais são os melhores remédios naturais recomendados por especialistas? Do chá de camomila ao chiclete (isso mesmo!), nós fizemos a pesquisa para você.

O problema: Tosse
A solução natural: Mel

Como funciona
Mel acalma as membranas irritadas do revestimento da garganta, fazendo o ato de engolir ser menos doloroso. O mel também tem propriedades antioxidantes e antibióticas.

A prova
Em um estudo da Universidade de Penn State, com mais de cem crianças a partir de 2 anos, uma colherada de mel administrada 30 minutos antes de dormir acalmou a tosse melhor do que xarope. Os pais também avaliaram que o mel contribuiu para que a frequência e gravidade da tosse diminuíssem.

Mas atenção
Mel não deve ser dado a bebês com menos de 1 ano, pois seu sistema imunológico imaturo não pode combater a bactéria encontrada em alguns tipos, pondo-as em risco de contrair botulismo.

O problema: alergias nasais
A solução natural: Maçã

Como funciona
A quercetina, um componente encontrado na maçã, inibe a liberação no corpo de histaminas, compostos alérgicos que provocam a maior produção de muco, espirros e olhos lacrimejantes.

A prova
Em um estudo publicado no Jornal de Alergia e Imunologia Clínica, a quercetina (em forma de suplemento) foi mais eficaz do que um anti-histamínico tradicional.

Mas atenção
Embora a quercetina esteja disponível como suplemento alimentar, a maioria dos médicos recomenda que as crianças apenas ingiram os alimentos com ela (como mirtilos, brócolis, framboesas e cebola), porque eles contém antioxidantes e nutrientes não encontrados em suplementos.

O problema: Refluxo
A solução natural: Chiclete

Como funciona
Gomas de mascar estimulam o fluxo de saliva, que neutraliza o ácido do estômago e faz as crianças engolirem com mais frequência. Isso pode ajudar a mover comida pelo aparelho digestivo, reduzindo o risco de refluxo. Ainda que a condição seja muito mais comum em bebês, estima-se que muitas crianças sofram de azia ocasionalmente.

A prova
Um estudo britânico descobriu que mascar chiclete sem açúcar após uma refeição pode reduzir o ácido no esôfago e reduzir o refluxo. Ele é seguro para crianças a partir de 4 anos.

Mas atenção
A maioria desses quadros aparecem no primeiro semestre de vida da criança e se resolvem até 1 ano de idade. Nesse caso, a goma de mascar não pode ser usada.

O problema: Queimadura de Sol
A solução natural: Aloe Vera (Babosa)

Como funciona
Os compostos de cura da aloe vera agem rápido porque trazem sangue fresco e oxigenado para os minúsculos vasos sanguíneos que nutrem a pele. Isso ajuda a reparar a pele queimada pelo sol mais rapidamente. Aloe vera também atua como hidratante. Feridas na pele de todos os tipos (incluindo queimaduras) necessitam de umidade para sua cura.

A prova
Em um estudo recente, a aloe vera reduziu o tempo de cicatrização de queimaduras de primeiro e de segundo grau em quase nove dias.

Mas atenção
A maior concentração é encontrada em aloe vera gel, vendido na maioria das farmácias. Hidratantes com aloe vera contêm muito menos. Você pode também manter uma planta em sua casa, quebrar uma folha e espremer o gel.

O problema: Cólicas
A solução natural: Camomila

Como funciona
A camomila relaxa os espasmos intestinais e promove um estado mental mais tranquilo. De fato, algumas pesquisas sugerem que as substâncias químicas ativas na camomila têm o mesmo efeito sobre o cérebro que um sedativo leve, mas sem os efeitos colaterais.

A prova
A planta é um remédio popular para as cólicas há séculos, e pesquisas recentes comprovam sua eficácia. Em um estudo italiano com bebês em época de amamentação que sofriam com cólicas, o chá de camomila reduziu o tempo de choro em 85%.

Mas atenção
É recomendado o aleitamento materno exclusivo até o 6º mês de vida. Além disso, crianças podem ser sensíveis à ambrósia (planta semelhante à camomila) e podem desenvolver uma erupção depois de beber o chá.

O problema: Diarréia
A solução natural: Probióticos

Como funciona
Os probióticos são bactérias saudáveis do iogurte, da coalhada e de alguns outros alimentos e bebidas. Eles ajudam a parar a diarreia associada a antibióticos. Para diarreia infecciosa, acredita-se que as boas bactérias nos probióticos podem expulsar as más que vivem no aparelho digestivo ou matar os microganismos que causam infecções.

A prova
Em uma revisão de estudos publicados no Journal of Clinical Gastroenterology, os probióticos foram apontados como benéficos para combater a diarreia associada a antibióticos, bem como a diarreia infecciosa em crianças.

Mas atenção
O uso de probióticos no Brasil é de crescente aceitação. As fórmulas lácteas infantis já contam com probióticos em sua composição. Procure pelo Lactobacillus casei em rótulos de iogurte.

Prevenção e tratamento
Antes de considerar o uso os remédios naturais, é importante analisar as condições para que possamos evitar os problemas. É imprescindível o acompanhamento pediátrico de rotina, sem o uso de auto-medicação ou auto-“desmedicação”. Além disso, há outras formas naturais de tratamentos que podem ser orientadas pelos profissionais de saúde como a homeopatia e a fitoterapia, ambas incluídas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).

Consultoria: Yechiel Moises Chencinski, pai de Renato e Danilo, e pediatra homeopata. autor de Homeopatia – mais simples do que parece, editor da Revista Doses Mínimas e professor do Curso de Especialização em Homeopatia com Ênfase em Saúde Pública e Estratégias da Associação Saúde da Família. Tel.: (11) 3285-2105, www.doutormoises.com.br

6 comentários:

Unknown disse...

Oi, Debora, tudo certinho?
Encontrei o seu blog no ‘Mundo Pequeno’ e vim fazer uma visitinha!
MARAVILHOSO o post! O meu favorito é o chá-verde, perfeito para memória!
Também sou expatriada; sai do Brasil em 2000 e fui para os EUA, Boston, para estudar na Harvard, onde estudei até 2002. Desde 2003, moro na Holanda.
O choque cultural existe e acaba sendo benéfico - de uma maneira ou de outra -. Sou da opinão que existem coisas boas e ruins em qualquer lugar do planeta! Nós é que temos que ressignificá-las à nossa moda!

Será uma alegria se visitar o meu cantinho virtual, que é: http://josanemary.wordpress.com/mevrouw-jane/

E será uma outra alegria, se quiser ler o prefácio do meu livro: Mevrouw Jane (o prefácio não foi feito por mim, mas por um outro escritor, um já reconhecido no mundo literário). Se gostar – ou não - por favor, deixe um comentário; vou adorar ler a sua opinião!

Tenha um ótimo dia!
Grande abraço.
Josane Mary

A e W disse...

Obrigada pelas dicas, amiga!!!!

Bjao

Gisley Scott disse...

Obg por todas as dicas e explicações...Não tenho filhos mas creio que deva servir para adultos tb?

Debora Rocha Muscutt. disse...

Josane, eu peço desculpas pela demora em responder seu comentário e agradeço sua visita! Pode ter certeza que visitarei seu blog e irei ler o prefácio de seu livro, aliás, parabéns por escrever um livro! Admiro muito quem o faz. Grande abraço de volta pra vc!

Debora Rocha Muscutt. disse...

Line, espero que vc possa aproveitar algumas dicas! Tratamentos naturais são sempre bem-vindos, não? : )

Debora Rocha Muscutt. disse...

Gi, eu concordo, adultos podem e devem fazer uso de algumas dicas; eu estou testando a maçã, porque sofro muito com alergia na primavera e acho que os sintomas melhoram bastante!

Feeds

Visitantes online - Welcome!

lineflower_gif