segunda-feira, 29 de março de 2010

Boa semana!

"Make the DECISION to learn how to make good DECISIONS and your DECISIONS will begin making your life better! Today is the first day of the rest of your life".

Antes de qualquer coisa, li este texto hoje cedo no Facebook de um amigo e fiquei pensando um tempão sobre isso. A verdade é que nós somos responsáveis por nossas decisões e sejam elas boas ou más, trarão consequeências. Nunca é tarde pra gente começar de novo, tentar fazer melhor, tentar ser melhor.

Mudando de assunto, e ao mesmo tempo ainda tendo a ver com este assunto, assisti finalmente ao filme "The blind side" com a Sandra Bullock. Um filme muito bonito, uma linda história de amor,sobre pessoas que sabem amar sem limites e assim conseguem mudar completamente a vida/futuro de outras pessoas. Vale a pena assistir. Eu nem vi o tempo passar e no final estava bem emocionada.

Mudando de assunto novamente, eu melhorei bastante desde a última vez que escrevi por aqui, meus problemas de alergia estavam causando mais problemas ainda, porque tive reação aos remédios. Foram alguns dias difíceis porque eu não sabia o que estava acontecendo ao certo mas depois que parei os remédios, voltei a me sentir normal. Tive pressão baixa, taquicardia e outros sintomas indesejáveis. Como disse acima, a alergia continua, mas concluí que preciso de um tratamento para alergia mais rigoroso, com testes e tudo mais. Ainda não sei quando farei, mas estou ok, na medida do possível, com todos estes poléns pelo ar. Ainda assim é preferível este problema ao frio constante, à neve e aos tombos no chão gelado. Tudo demais acaba cansando e este inverno foi bem rigoroso. O engraçado é que dois dias após a chegada da primavera tivemos neve aqui a tarde inteirinha. Isso já aconteceu outras vezes e não surpreendeu ninguém. Tomara que tenha sido a última até o próximo inverno. Aliás, melhor nem pensar no inverno outra vez! :-)

Hoje é Segunda-feira, mais uma semana, mais possibilidades! Que venham e que sejam ótimas, para todos nós. Deus nos abençoe.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Remédios, aniversário, etc


Oi, gente!

Continuo aqui sofrendo com as alergias e as sinusites, agora ainda mais com os efeitos dos remédios que a médica recomendou.
Lá no Brasil eu costumava tomar antibióticos cuja dosagem nunca era inferior a 500 (tipo Amoxil) e os médicos sempre receitavam também o Floratil (para proteger a flora bacteriana) mais complexo B. Eu esqueci completamente deste detalhe, ou seja, agora já são 5 dias com os efeitos colaterais. Este antibiótico que estou tomando é de 250 mg. Mesmo assim, destruidor! Felizmente tomei o comprimido número 5 ontem à noite e estou livre! A pressão na cabeça melhorou bastante, mas como a alergia continua, ainda não posso dizer que estou me sentindo recuperada. Bom, tenho que ter paciência.

Estou sem trabalhar há basicamente duas semanas, dentro de casa. Só saí no Sábado passado rapidamente e também no Domingo. Fico tentando fazer alguma coisa além de ler, ver tv e usar o computador. Nem telefone estou usando muito por causa da respiração não estar lá muito boa...estou reclamando, mas se eu for comparar com a quantidade de coisas pra se fazer em casa quando eu estava doente e ficava "de molho"no passado...as opções eram muito menores. Eu sempre gostei de ler, tinha meus livrinhos companheiros e um rádio ao lado da cama. Acho que os programas na tv não eram tão interessantes porque eu realmente não assistia muito. Mesmo assim, dia após dia a gente cansa de tudo e quer sair, ver gente, fazer alguma outra coisa.
Amanhã é meu aniversário e, toda vez que esta data se aproxima, bem como natal e ano novo, fico um pouquinho mais reflexiva sobre minha vida, meu passado e meus objetivos, etc. Também fico um pouquinho triste apenas por não estar perto da minha família e meus amigos no meu País. Sinto falta deles, sinto falta das festinhas que fazíamos sempre, aliás, nos últimos anos eu sempre me juntava com a Liliane que faz aniversário hoje (Parabéns, Li!) e comemorávamos juntas fazendo uma festa para os amigos e familiares. Era muito bom! A última festa que comemoramos juntas foi em Março de 2005, antes de eu me mudar para cá. Foto acima, eu e Liliane no dia 18 de Março de 2005. Ela estava grávida do Gabriel e radiante!

Não faço questão de festa, apesar de eu ser animada e gostar de reunir amigos para qualquer evento, mas sinto saudades sim de estar com eles e talvez nestas datas especiais isso tenha um impacto mais forte em mim.
De qualquer maneira sou grata a Deus por mais um ano de vida, acho que este é o maior dos presentes!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Sobre o leite - II



Dr. Wilson Rondó Junior

O leite, alimento destinado pela natureza a alimentar os jovens de cada espécie, é especialmente designado para o rápido crescimento das crianças. Nenhuma espécie de mamíferos consome leite na idade adulta. Para quase 25% das pessoas, a intolerância aos laticínios pode causar reações alérgicas, digestão pobre e o aparecimento de alteração de mucosa gastrintestinal. O organismo humano, em geral, não processa facilmente o leite de vaca, o creme de leite ou o queijo. Temos a tendência de ingerir em excesso esse tipo de alimento, o que provoca contínua e cumulativa tensão nos órgãos de excreção e no sistema venoso. Mesmo as pessoas que não apresentam sensibilidade aos laticínios reportam o aumento de energia a paparem de consumi-los. Por causa da alta taxa de gordura encontrada nesses alimentos, a diminuição de seu consumo significa redução proporcional efetiva na perda de peso, assim como a diminuição da pressão sangüínea e dos níveis de colesterol. Há dois elementos no leite e seus derivados que devem ser quebrados por enzimas orgânicas: lactose e caseína. A lactose é quebrada pela enzima lactase, e a caseína é quebrada pela enzima renina. Por volta dos 4 anos, a renina passa a não existir mais no trato digestivo, assim como a lactase numa parcela da população. Essa é a forma em que a natureza nos mostra o momento de descontinuarmos certos alimentos. A caseína é uma proteína do leite que se encontra trezentas vezes mais no leite de vaca do que no leite humano. Tem a consistência de cola, promovendo aderência de muco nas membranas celulares, especialmente no sistema respiratório. O corpo humano não possui mecanismo digestivo para degradar a caseína, promovendo o aumento de secreções, muco, irritações e obstruções do sistema respiratório, o que induz o aparecimento de asma, bronquites, sinusites, coriza, infecções de ouvido, etc.

O leite e seus derivados são os principais causadores de alergias. Os indivíduos com intolerância à lactose apresentam normalmente gases, distenção abdominal, cólicas e diarréia, que somem poucas semanas após a suspensão do leite e seus derivados. Cerca de 40% das crianças abaixo de 6 anos apresentam otite de repetição, associada ao leite de vaca. Há evidências de que bebês de até 6 meses que bebem leite de vaca tem incidência aumentada de diabetes Tipo I. De acordo com o médico Hans Michael Dosch, da Universidade de Toronto, uma das proteínas do leite é muito parecida com as moléculas da superfície das células Beta do pâncreas, que produzem insulina. Quando o sistem imunológico reconhece a proteína do leite como corpo estranho, ataca-a, e isso causa ataque similar às células Beta, destruindo sua habilidade de produzir insulina e eventualmente causando diabetes. O leite comercial é conhecido como o maior causador de deficiência de ferro em bebês, não sendo aconselhável o uso de leite de vaca antes do 1 ano de idade. Somando-se a isso, há o risco dos pesticidas, antibióticos e resíduos hormonais. Quanto mais gordurosos são o leite e seus derivados, mais se encontram os pesticidas, pois estes têm afinidade pela gordura.

Ao contrário do que diz a publicidade, os laticínios não são a melhor fonte de cálcio. A absorção é pobre por causa da pasteurização, do processamento, do alto teor de gordura e da relação de desequilíbrio quanto ao consumo de fósforo. Resíduos hormonais e aditivos encontrados nas pastagens do gado influem na incompleta absorção de cálcio e outros minerais. Em testes realizados com animais, os bezerros que foram alimentados com o próprio leite materno, mas primeiramente pasteurizado, não viveram mais do que seis semanas.

(trecho do livro “Prevenção: A Medicina do Século XXI”, Wilson Rondó Jr., São Paulo, SP, Editora Gaia, 2000 – páginas 52 e 53).

Sobre o leite - I

“Beba todo o seu leite” é uma frase que muitas pessoas cresceram ouvindo. No entanto, cada vez mais evidências sugerem que o leite não é tão saudável como foi acreditado ser, e o leite que bebíamos no passado não é tão saudável como o industrializado que bebemos atualmente. Pessoas conscientes da saúde estão desistindo do leite e virando-se para outras alternativas. Aqui estão 7 razões pelas quais todos nós podemos pensar em evitar o leite de vaca:
1) A noção de que o leite é essencial para prevenir a osteoporose provém do fato de ser uma das fontes de cálcio mais bem absorvidas e por vários estudos terem mostrado que o consumo do leite aumenta a densidade mineral óssea, no entanto, alguns estudos demonstram o contrário. O leite não faz manter nossos ossos saudáveis, evitando fraturas e osteoporose. De fato, segundo o Nurse's Health Study, laticínios podem realmente aumentar o risco de fraturas em vez de proteger os nossos ossos. Países como os da África e da Ásia que não consomem grandes quantidades de produtos lácteos na verdade, têm as taxas mais baixas de osteoporose.

2) Os laticínios, apesar de possuírem um índice Glicêmico (IG) baixo, aumentam muito a liberação da insulina pelo pâncreas, o que pode causar resistência à insulina, que está relacionada à origem de várias patologias, como a síndrome metabólica. O consumo de leite bovino tem sido associado também à diabetes tipo 1, especialmente quando a exposição a este alimento se dá nos primeiros meses de vida.

3) Outros estudos ainda estabeleceram uma correlação muito forte entre o consumo do leite e a prevalência de esclerose múltipla e Parkison.

4) Laticínios podem aumentar risco de câncer. A pesquisa revelou que grande ingestão de produtos lácteos pode aumentar o risco de câncer de próstata em 30 a 50 por cento. Outros estudos epidemiológicos e experimentais associam o consumo desse grupo de alimentos com alguns tipos de cânceres de ovário, testículo e próstata.
5) Cerca de 75 por cento da população mundial é intolerante à lactose, o que significa que eles são incapazes de digerir leite. Lactase é a enzima necessária para digerir a lactose, e a maioria das pessoas deixam de produzir com cerca de 5 anos de idade.
6) Os produtos lácteos estão cheios de gordura saturada, estando ligados a doenças cardíacas. Países como o Japão tem um nível muito baixo de doenças cardíacas bem como câncer, e pesquisa mostra que pode haver uma ligação entre uma proteína no leite.
7) As pessoas com diferentes tipos de queixas notam uma melhora significativa quando evitam laticínios. Queixas de saúde associados com intolerância ao leite incluem a síndrome do intestino irritável, alergias, problemas de sinusite e infecções do ouvido.
Então, qual é o primeiro passo para diminuir o consumo de leite?

* Tome banho de sol saudável, para garantir a abundância de vitamina D.
* Tente substituir o leite por leite castanhas (ou leite de soja)
* O abacate é um maravilhoso substituto da manteiga.

FONTES DE CÁLCIO:
- Feijões de todos os tipos inclusive soja, ervilha, lentilha e grão de bico que tem alto teor de Cálcio e Fósforo que é essencial à formação dos ossos;
- Verduras de folha (Alface, Almeirão, Agrião, Brócolis, Chicória, Couve, Rúcula, etc.)
- Tofú (queijo de soja);
- Castanhas, gergelim e ameixas secas.
- Iogurte feito com leite desnatado.

Um indivíduo saudável que não sofra nenhuma das patologias associadas ao consumo do leite e que siga um estilo de vida saudável poderá consumir pequenas quantidades de laticínios fermentados de agricultura biológica, desde que este não produza reações adversas.

Escrito por Cristiane Krusche Becker de Andrade
Fonte: Sheryl Walters, NaturalNews.com, 7 de janeiro de 2009
Revista Nutrição, Saúde & Performance

O tempo melhorou

Faz um tempinho que não escrevo nada por aqui...na verdade, tenho me sentido um pouco mal, estou com sinusite e uma crise alérgica das piores, faltei ao trabalho na 2a feira e hoje novamente. Não gosto de faltar, mas há dias em que realmente não dá! Dores de cabeça, tonturas, enjoos, só para começar!

Tenho notícias boas, entretanto. Deus respondeu minhas orações e finalmente a questão que envolvia a filha do meu marido morando conosco foi resolvida.
Após inúmeras tentativas frustradas de levá-la de volta para a casa da mãe da menina (frustradas porque nós a levávamos e a mãe ficava com ela dois dias e dizia que não era boa idéia, trazia de volta)resolvemos tentar algo diferente. Há alguns anos atrás Thomas havia contratado uma senhora para tomar conta das crianças em tempo integral, aliás, uma senhora uma idônea, muito experiente no assunto. Ela basicamente tomou conta deles por mais de um ano quando eram pequenos (na época ele a mãe da menina trabalhavam). Há uma semana atrás ele lembrou-se dela e resolveu telefonar contando o que estava acontecendo. Na mesma hora ela contou que atualmente mora sozinha em uma casa de 4 quartos e que gostaria de alugar algum quarto em sistema de pensão. Foi aí que se ofereceu para ficar com a menina na casa dela, que aliás, fica ao lado da escola em que a menina estuda e bem pertinho da casa da mãe dela também. Vamos pagar um valor para isso, mas foi a melhor solução. Quando comunicamos a decisão para a mãe da menina, na mesma hora ela reclamou e disse que não aceitava esta solução. Bom, ela nem tinha esta escolha mas, no dia seguinte ligou dizendo que seria bom para a menina ter uma experiência do tipo, já que vai para a faculdade ano que vem. Fora isso ela confessou que não aguentava as atitudes da filha e que imaginava o quanto deveria ser difícil para mim também. Tudo resolvido então! Desde que a menina se mudou, no Domingo último, tudo está correndo bem, ela está gostando e Marcella, a senhora que está com ela, é bastante firme em questões envolvendo respeito, deveres, etc. Acho que foi mesmo a melhor solução e espero que esta experiência ajude esta menina a entender que ela está quase adulta e precisa aprender a respeitar as pessoas, a tratá-las bem, até porque o mundo lá fora é bem difícil e ela vai ter que enfrentá-lo sozinha em algum momento.

Bom, depois desta novidade, resta contar que o tempo melhorou bastante e, embora estejam falando que vamos ter chuva ininterrupta por mais de uma semana, está tudo bem, ao menos a temperatura lá fora não está tão fria e já posso me livrar dos casacões pesados por enquanto.

Acho que vou me deitar agora e espero que todos tenham um bom restante de semana!

Feeds

Visitantes online - Welcome!

lineflower_gif