sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Quinoa


O que é quinoa?
A quinoa (também conhecida como Quinua Real) é uma planta nativa da Colômbia que produz um grão arrendondado e de textura macia. Chegou ao Brasil há cerca de 3 anos, sendo inicialmente produzida na entressafra da soja.
Foi considerado o melhor alimento para o consumo humano pela Academia de Ciência dos Estados Unidos.

Quais são suas propriedades?
Rica em proteínas, além de fibras, vitaminas e minerais importantes, como cálcio e ferro. Possui também ômega 3 e 6, gorduras benéficas à saúde pois são capazes de prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares. Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) ela é um dos vegetais mais completos existentes.

A quinoa engorda?
A quinoa tem em média o mesmo valor calórico do arroz (350 cal/100 g). Portanto, se consumida em excesso pode causar ganho de peso.

Quais são os seus benefícios?
Ela auxilia na recuperação de tecidos e células, importante para o ganho de massa muscular. Por ser rica em proteína e fibras, promove saciedade, essencial em um tratamento para perda de peso. A vantagem de optar por fontes protéicas vegetais e de alto valor biológico é reduzir a ingestão de gorduras saturadas e colesterol, diminuindo a incidência de doenças cardiovasculares. Também estão presentes na quinoa, como vitamina B1, B2, B3, C, E, magnésio, potássio, ferro, zinco e manganês.

Todas as pessoas podem consumir quinoa?
Sim, especialmente os vegetarianos restritos. Por ser altamente protéica e rica em ferro, é uma alternativa de consumo para ser usada no lugar da carne. Serve de opção para celíacos, já que não contém glúten. E mais: é indicada para idosos e para atletas que treinam pesado. Rica em fibra, ajuda no bom funcionamento do intestino

Onde podemos encontrar a quinoa?
Pode ser encontrada na forma de flocos, grãos ou farinha, além de derivados como macarrão e barras energéticas. É facilmente encontrada em bons supermercados ou em lojas especializadas.

Quais as melhores formas de incluir a quinoa na alimentação?
Os grãos podem ser incorporados às saladas, tabule, bolinhos de legumes ou usados em substituição ao arroz. Já os flocos podem ser usados no café da manhã acompanhando iogurte, leite e frutas. Nos lanches, sua farinha pode ser usada em receitas de bolos, massas, pães e tortas.

Qual a quantidade de quinoa deve ser consumida para se obter seus benefícios?
Ainda não existe uma recomendação ideal de consumo. Estudos mostram que a ingestão de 100 g ao dia (cerca de 4 colheres de sopa) já é capaz de promover benefícios à saúde.

Em 100g de quinoa:
Calorias (kcal) 335
Carboidratos (g) 68
Proteínas (g) 12
Lipídeos (g) 5 5
Cálcio (mg) 112 112
Fósforo (mg) 286 286
Ferro (mg) 7,50 7,50
Fibras (g) 5,10 5,10

Bem, este texto tem partes de vários textos pesquisados. Agora, minha experiência pessoal com a quinoa é a seguinte: eu cozinho 1 xícara de quinoa com 2 xícaras de água. Como meu fogão é elétrico, leva mais de 10 minutos pra cozinhar.
Uso de várias maneiras; misturando no arroz, em saladas, em sopas e em cereais.

Estou amando a quinoa e como sempre, quero compartilhar com vcs!

6 comentários:

Dani disse...

Amo quinoa e como pelo menos duas vezes por semana, desde que cheguei aqui.
Bjs

Roberto Lima disse...

Esse é um alimento poderoso, excelente para gestantes. Tb postei sobre.(http://dopoucoumtodo.blogspot.com/2009/05/quinua-toda-poderosa.html)

Consegui baixar meu triglicerídios e meu colesterol ruim. Show Debora!

Quais são seus planos para 2016? Rs!

Abs em todos.

Luciana disse...

Deh, aqui tem uma salada que vende no Whole Foods que eh uma delicia!!! Adorei comer quinoa! :)

Unknown disse...

essa quinoa e mesmo um milagre , todos dias eu como a maravilhosa amiga quinoa.40 anos e todos dizem k tenho cara 28 anos, eu so digo k foi ela.para 100g de quinoa cozida 2 cenoras ralada uma abobrinha pikadinha. um pouco de cebolinha passo tudo em uma frigidei,com um poco de oleo de oliva esta pronta , prova e uma delicia .

Unknown disse...

Uma pena que não deixe copiar, pois se trata de uma matéria que é significativa para a saúde. Mas, compartilha quem quer, temos o livre arbítrio em tudo nessa vida... Parabéns pelo seu blog.
Fique com Deus.

♥ Bia ♥

Debora Rocha Muscutt. disse...

Bia, obrigada por gostar do blog, mas, quanto ao seu comentário, eu deixei um recadinho qdo vc clica para copiar qualquer coisa. O recado diz que se alguém desejar copiar alguma coisa é só entrar em contato comigo. Desta maneira, eu compartilho.
Fique com Deus tb!
Debora

Feeds

Visitantes online - Welcome!

lineflower_gif