terça-feira, 2 de junho de 2009

Mundo velho...

Tantas coisas acontecendo aqui, no meu mundinho particular e tb no mundão afora!

Eu nem ia comentar sobre o desaparecimento do Airbus AF447 mas este tipo de acidente sempre me abala profundamente. Acredito que muita gente, assim como eu, deva ter medo de estar em um avião. Eu nunca tive muito medo de altura, mas esta coisa de estar lá no alto, totalmente vulnerável a tantos fatores...eu sei que acidentes em terra firme mesmo são muito mais frequentes, só que estar lá no alto já deixa pela condição em si da situação, menos chances de sobrevivência em caso de acidentes. Outra coisa é que todas as vezes que viajo, e na maioria das vezes sozinha, após muitas horas de vôo, acabo desenvolvendo certa empatia com os outros passageiros. Passamos tantas horas "juntos" vendo o movimento, ouvindo os barulhos, sorrindo discretamente uns para os outros...é um momento nosso, estamos todos juntos ali no mesmo espaço, dependendo de Deus e da habilidade de quem pilota. Já passei por muitas tempestades, turbulências (elas me perseguem!) e até mesmo possibilidade de voltar para o aeroporto uma vez. Em todas eu tento me tranquilizar e pensar que Deus está no comando, mas o lado humano é fraco, é medroso sim. Em minha primeira viagem internacional, enfrentamos muita tempestade desde que saímos do aeroporto no Rio. Antes de chegarmos em SP, o piloto anunciou a possibilidade de voltarmos ao aeroporto do Galeão, devido às condições climáticas. Lembro perfeitamente das pessoas em pânico, algumas orando, outras se benzendo, algumas com travesseiro no rosto...um desespero, resumindo. Após um silêncio, o piloto avisou que havia decidido ir frente e, lá vamos nós, muitos solavancos, proibições de nos levantarmos, etc e tal como é comum nestas situações. Foram minutos infindáveis. Penso então nestes momentos que realmente antecedem os desastres fatais. Mesmo que seja tudo rápido, a certeza da morte iminente deve durar muito tempo para quem está vivendo o momento. E aí, não entro mais nestas questões, pq sei que Deus é Quem decide o tempo de vida de cada pessoa que Ele criou. E Ele, na Sua infinita sabedoria, sabe muito bem o que fazer e os porquês. Só resta a tristeza pelos que perderam seus queridos. Eu agora sei o que é essa perda. Desde que meu pai se foi, a saudade só vem aumentando. Tenho paz, sempre digo, mas a saudade é muito difícil de se administrar. Há dias que são mais difíceis que os outros. Nós sobrevivemos a estas perdas difíceis, mas elas deixam marcas profundas que o tempo ameniza mas nunca apaga.
Meu coração está com todos os enlutados.

****** ******

Hoje é um grande dia. Vou à minha médica discutir a data da minha cirurgia. Grandes expectativas à parte, creio que tudo vai correr bem. Também tenho pensado seriamente em remarcar minha volta para casa no prazo final de uso da passagem de volta. Está sendo bom ficar no Rio, passo muito mais tempo lá do que aqui, então não acho absurdo estar curtindo minha familia e amigos um pouco mais. Passada a época de mudança da mamãe e arrumação das coisas, está sobrando mais tempo para mim mesma e isso é muito bom, ainda não tinha tido aproveitado nada por aqui. Thomas precisa apenas das datas, para então vir também. Creio que a estada dele não passará de 1 semana. Mesmo assim será muito bom poder voltar para casa na companhia dele.

****** ********
Outra coisa que eu queria comentar já faz um tempo e sempre esqueço. A Coréia do Norte deve estar realmente desafiando todo o mundo ao lançar mísseis à revelia! Em minha opinião isso só prova que eles realmente estão cada vez mais separados do resto do mundo e totalmente indiferentes às comunidades internacionais. Eu os vejo como um perigo em potencial. Assisti um documentário sobre eles recentemente e vi todas as esquisitices que existem por lá, incluindo a adoração aos "líderes" deles. O povo norte coreano vive de maneira totalmente controlada, não têm nenhum alcance à tecnologia, vigiados minuciosamente pelos governantes, sem devido auxílio médico e hospitalar, sem autoridade sobre suas próprias vidas...absurdo!
Espero que os conselhos de segurança mundiais fiquem "de olho" e que estas provocações da parte deles cessem logo.

Nenhum comentário:

Feeds

Visitantes online - Welcome!

lineflower_gif