sábado, 27 de junho de 2009

Alimentos certos protegem contra gripes e resfriados



Fonte: www.terra.com.br

Uma dieta com os itens certos pode ajudá-lo a se fortalecer, e, consequentemente, evitar gripes, resfriados e outros incômodos que surgem nessa época do ano. Basta reconhecer e, claro, consumir os chamados alimentos funcionais, que, além de nutrir, são capazes de afetar beneficamente uma ou mais funções do organismo, e, assim, aumentar o bem-estar e reduzir os problemas de saúde.
na dieta para "turbinar" seu sistema imunológico.

Vitamina C

Exemplos: frutas com sabor cítrico, como laranja, tangerina, abacaxi, maracujá, acerola e morango.
Muitas pessoas aumentam a ingestão de vitamina C durante o inverno, pois ela contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. No entanto, segundo Fabiana Schmidt, nutricionista da clínica Ágape, em São Paulo, o organismo humano absorve no máximo 80 miligramas de vitamina C por dia (valor compatível a um homem adulto; para as mulheres essa quantia cai para 65ml). O que passa dessa conta simplesmente é eliminado junto com a urina. Isso acontece, por exemplo, com os suplementos vitamínicos, que em média oferecem 1 grama do nutriente. Além do "desperdício", a vitamina C em excesso pode se tornar um agente oxidante, em outras palavras, contribui para o envelhecimento.

O consumo diário de duas frutas é a quantidade ideal. Mas aqui cabe outro alerta da nutricionista: "A vitamina C é sensível à luz, calor e ao oxigênio. Por isso, as frutas devem ser consumidas extremamente frescas". De acordo com Fabiana, não adianta comer uma fatia de abacaxi que estava exposta em um restaurante self service, pois após 15 minutos de contato com o ar, a fruta perde sua concentração de vitamina C. "Confie mais nos alimentos da sua casa". E ela ensina: "frutas com vitamina C não devem ser guardadas na geladeira (sensibilidade à temperatura) e para conservá-la, depois de cortadas, sele-as com um papel filme".

Probióticos
Exemplos: leites fermentados, iogurte com lactobacilos, fibras solúveis encontradas nas frutas (inclusive em suas cascas) e cereais integrais.
Os probióticos são carboidratos não digeridos pelo organismo humano e que contribuem para a manutenção da flora intestinal. "É preciso ter um bom funcionamento do intestino, pois é lá que começa a defesa do organismo", alerta Lara Natacci, nutricionista da Nutri Vita Assessoria Nutricional.

Segundo a profissional, se as bactérias do aparelho digestivo não estiverem desempenhando adequadamente seu trabalho, as vitaminas e minerais consumidos não serão absorvidos da forma que deveriam. Um dos grandes vilões para a destruição do equílibrio intestinal, de acordo com Lara, é o antibiótico, que por conta do aumento do índice de doenças, é mais ingerido justamente no inverno. "Além de acabar com as bactérias ruins, ele também destrói as que trabalham a favor da nossa saúde", explica.

Ômega 3
Exemplos: linhaça e peixes gordurosos - salmão, atum e sardinha.
Como não é produzido pelo nosso organismo, o ômega 3 deve ser incluído na dieta. E sua principal função contra as doenças de inverno é o poder antiinflamatório. A nutricionista Lara Natacci recomenda uma porção de peixe duas ou três vezes por semana. Já a linhaça pode ser consumida diariamente e de duas formas: a semente triturada - como ingrediente para vitaminas ou adicionada à refeição como farinha - e em óleo. "Como o azeite de linhaça não possui um sabor agradável, indico que seja misturado na mesma proporção ao azeite de oliva ou de macadâmia", diz Lara.

Vegetais com folhas verde-escuras
Exemplo: rúcula e agrião.
A nutricionista Fabiana Schmidt cita esse grupo alimentar como fonte de ácido fólico e excelente para fortalecer o sistema imunológico. A quantidade mais apropriada é de 250ml (uma xícara de chá) por dia. Para conservá-los, é indicado o armazenamento na geladeira.

Alho
Quem nunca ouviu falar que um chazinho de alho faz bem para quem está com aquele mal-estar de gripe? Fabiana diz que muito dessa fama deve ser creditada ao efeito psicológico. "Ele provoca uma sensação agradável, assim como uma sopa". No caso da bebida quente, é bem-vinda a adição de canela, que é um agente expectorante.

Caráter emocional à parte, o alho, pode sim, contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico. Mas para ter esse efeito é preferível optar pelo consumo em cápsula. "O óleo de alho em cápsula possui quase 1 grama do princípio ativo. Já o chá não concentra mais que 100 miligramas," explica Fabiana. A única contra-indicação é para quem sofre de gastrite moderada ou forte, pois a cápsula é um pouco ácida e, claro, para quem não quer ficar com uma halitose acentuada.

A nutricionista Lara Natacci destaca ainda outra característica do alho: antitossígeno. Ou seja, pode ser usado para acalmar a tosse e combater alguns sintomas de doenças crônicas do aparelho respiratório.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Adeus, Michael Jackson!

Esquisito, polêmico, brilhante, maluco, gênio, etc
Michael marcou uma geração, isso com certeza. Não será esquecido.
1958-2009

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Preconceito absurdo

Eu não assisto a novela "Caminho das Indias", não sei muito a respeito mas, este tema me chamou a atenção. Preconceito é coisa que me afeta muito e, este específico citado abaixo é tão absurdo que beira à loucura, em minha opinião. Compartilho com vcs o texto na íntegra:

Fonte: www.terra.com.br - 25 de Junho de 2009
A novela Caminho das Índias tem trazido à tona alguns temas importantes, todos denunciando preconceitos. Doenças mentais e diferenças sociais são os principais temas abordados pela autora Gloria Perez. De forma sutil e pouco aprofundada, ela aborda a questão do sistema social de castas na Índia. Apesar de a constituição indiana rejeitar esse sistema, em algumas regiões ele ainda persiste. Originalmente as castas eram quatro:

1- Os brâmanes que são os religiosos e nobres
2- Os xátrias, que são os guerreiros
3- Os vaixás, que são os comerciantes
4- Os sudras, que são os camponeses, os artesãos e operários

Ainda mais abaixo, à margem dessa estrutura social existem os dalits, que, ainda nos dias de hoje são chamados "intocáveis". As castas são divididas pelo trabalho que cada um se dedica à sociedade e aos Dalits estão reservados os trabalhos considerados impuros, indignos ou sujos, trabalhos que o resto da humanidade considera nojento ou desagradável.

Os dalits não estão classificados no sistema de castas estando abaixo dele. Eles vivem separados do resto das pessoas por serem considerados tão sujos quanto a função que desempenham. Ninguém pode tocar em um Dalit, chegando ao cúmulo de, se alguém passar pela sombra de um deles precisar passar por um extenso ritual de purificação.

Vivem até hoje à margem da sociedade, com salários vergonhosos, mesmo apesar da luta de Ghandi pela criação de inúmeras leis e tentativa de eliminar definitivamente os problemas que o sistema de castas acarreta. No entanto, esse sistema é baseado no hinduísmo, que é a religião dominante na Índia, que funciona como elemento que apazigua e disciplina por meio da resignação e submissão às suas leis.

Os dalits sofrem restrições sociais extremas, usam roupas tiradas dos mortos, comem em louças quebradas, não é permitido que eles freqüentem escolas e sejam alfabetizados, e quando são, devem se sentar de costas em sala de aula. Não podem rezar nos mesmos templos e nem beber da mesma corrente de água.

Hoje eles são em 300 milhões na Índia, suas casas são queimadas e mulheres dalits são estupradas freqüentemente. Discriminados e oprimidos por todos, eles são vítimas de todo tipo de violência possível.

Imagine você que quando os tsunamis destruíram parte da Índia, as vítimas de Tamil Nadu, o estado indiano mais destruído pelos tsunamis, os dalits não receberam nenhum tipo de ajuda para reconstruírem suas vidas.

Parece que ainda temos que percorrer um longo caminho em direção ao nosso desenvolvimento como humanos. Em pleno século XXI assistimos ainda a um nível de discriminação tão profundo quanto estes, em um país onde a religiosidade e crescimento espiritual são pregados em cada esquina. Mais uma vez minha sugestão é para a reflexão sobre o quanto somos intransigentes em nossos preconceitos.

Twitter: ame ou odeie....eu gosto! ;-)

terça-feira, 23 de junho de 2009




Os dias nem sempre voam como a gente imagina...
Para quem está esperando alguma coisa acontecer, demora a passar. Para quem está doente, em uma cama, para quem está com fome, para quem está esperando alguém que deseja muito ver...
Acho que toda a combinação espera + ansiedade faz o relógio andar mais devagar.
Coisa da gente, coisa de ser humano.

Faz uns 20 dias que tenho achado que os ponteiros do relógio estão se movendo mais lentamente. O quê? Já se passaram 20 dias? Pensei que fossem apenas 7. Mas é assim mesmo.

Ainda não consigo andar normalmente, digo, passos e movimentos. Estou me sentando com mais frequência mas também não como antes, causa certa dor. O edema local ainda está um tanto pronunciado, embora seja normal assim mesmo. A vontade é de girar o ponteiro do tempo, avançando mais 1 semana, para ter certeza que isso tudo vai melhorar de verdade, por inteiro, com ajuda do tempo.

Agradeço muito a Deus pelos meus amigos, são muito especiais. Bati um papo longuíssimo com Line por fone, foi bom demais....recebi Carla e Adriano aqui para comemorarem o aniversário da Carla no apt de minha mãe, já que eu não poderia ir a lugar nenhum com eles...Patricia, Lana, Walkner, Lu, Marlos, Roberto, Claudinha, Vanessa, Aninha, Dani, Neusa, Marceli, Angela, Mila, Carmen, Carla, Adriano,Solange, Jamile, Rick, Gedida e tantos outros, obrigada pelos telefonemas, e-mails, pelo carinho, nem dá pra citar todo mundo. Fabrícia, te agradeço por tanta coisa, vc sabe que palavras são nada diante do tanto q vc tem feito.
Hoje é um dia especial pra Lu e meus pensamentos estão com vc, amiga. Presentes de Deus.

Acima, fotos com Carla, aniversariante do dia 21 de Junho, que veio comemorar aqui comigo. Não pude ir à festa, a festa veio até mim.

Bem,e o que mais? Acho que preciso de uma boa dose de paciência! Isso é que mais tenho ouvido de mim para mim mesma: paciência, Debora! Sim, estou tentando! Difícil é segurar a vontade de sair lá fora, de encontrar os amigos, de andar pelo Rio de Janeiro nestes dias fresquinhos de Junho.

Reloginho, dá uma forcinha e anda mais rapidinho! '-)

terça-feira, 16 de junho de 2009

Voltei!


Depois de quase 2 semanas, venho com notícias!
Graças a Deus tudo correu bem, embora eu tenha consciência agora de que a cirurgia não era uma coisa tão simples assim, ao contrário, é um tanto invasiva e requer cuidados. A recuperação é dolorosa e lenta, mas se a gente for contando os dias como um dia a menos, fica um pouco mais fácil encarar a fase pós.

Escrevi um diariozinho, deitada, desde o primeiro dia, anotando sintomas, visitas, telefonemas, etc, só pra mim mesma, para lembrar depois. Não há nada melhor no mundo do que ter confiança em Deus para enfrentar os momentos de medo, também familiares e amigos. Não tem preço.
Hoje, 12 dias depois, pontos retirados, algumas noites insones, estou com uma aparencia um tanto abatida, mas com o coração cheio de alegria e certeza que tudo vai ficar muito melhor de agora em diante.

Coloco uma foto minha acima, tirada por minha amiga muito querida - Irene - que foi me visitar lá no hospital. Etapa vencida, graças a Deus!

Quero agradecer a todos os amigos pelas preces, pelas msgs, pelo carinho imenso. Não pude escrever por um tempinho mas sei que todos entenderam.

Agora é basicamente certo, volto pra casa dia 9 de Julho, Thomas vem me buscar.

O meu imenso muito obrigada a todos!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Será hoje!


Oi, amigos!


Estou me preparando para sair, estarei me internando daqui a pouquinho e vou ser submetida à cirurgia às 9 da noite, orem por mim! Tenho fé que vai correr tudo de acordo com a vontade de Deus.

Tão logo seja possível, volto aqui para dar notícias.

Beijos a todos,

Debora

terça-feira, 2 de junho de 2009

Mundo velho...

Tantas coisas acontecendo aqui, no meu mundinho particular e tb no mundão afora!

Eu nem ia comentar sobre o desaparecimento do Airbus AF447 mas este tipo de acidente sempre me abala profundamente. Acredito que muita gente, assim como eu, deva ter medo de estar em um avião. Eu nunca tive muito medo de altura, mas esta coisa de estar lá no alto, totalmente vulnerável a tantos fatores...eu sei que acidentes em terra firme mesmo são muito mais frequentes, só que estar lá no alto já deixa pela condição em si da situação, menos chances de sobrevivência em caso de acidentes. Outra coisa é que todas as vezes que viajo, e na maioria das vezes sozinha, após muitas horas de vôo, acabo desenvolvendo certa empatia com os outros passageiros. Passamos tantas horas "juntos" vendo o movimento, ouvindo os barulhos, sorrindo discretamente uns para os outros...é um momento nosso, estamos todos juntos ali no mesmo espaço, dependendo de Deus e da habilidade de quem pilota. Já passei por muitas tempestades, turbulências (elas me perseguem!) e até mesmo possibilidade de voltar para o aeroporto uma vez. Em todas eu tento me tranquilizar e pensar que Deus está no comando, mas o lado humano é fraco, é medroso sim. Em minha primeira viagem internacional, enfrentamos muita tempestade desde que saímos do aeroporto no Rio. Antes de chegarmos em SP, o piloto anunciou a possibilidade de voltarmos ao aeroporto do Galeão, devido às condições climáticas. Lembro perfeitamente das pessoas em pânico, algumas orando, outras se benzendo, algumas com travesseiro no rosto...um desespero, resumindo. Após um silêncio, o piloto avisou que havia decidido ir frente e, lá vamos nós, muitos solavancos, proibições de nos levantarmos, etc e tal como é comum nestas situações. Foram minutos infindáveis. Penso então nestes momentos que realmente antecedem os desastres fatais. Mesmo que seja tudo rápido, a certeza da morte iminente deve durar muito tempo para quem está vivendo o momento. E aí, não entro mais nestas questões, pq sei que Deus é Quem decide o tempo de vida de cada pessoa que Ele criou. E Ele, na Sua infinita sabedoria, sabe muito bem o que fazer e os porquês. Só resta a tristeza pelos que perderam seus queridos. Eu agora sei o que é essa perda. Desde que meu pai se foi, a saudade só vem aumentando. Tenho paz, sempre digo, mas a saudade é muito difícil de se administrar. Há dias que são mais difíceis que os outros. Nós sobrevivemos a estas perdas difíceis, mas elas deixam marcas profundas que o tempo ameniza mas nunca apaga.
Meu coração está com todos os enlutados.

****** ******

Hoje é um grande dia. Vou à minha médica discutir a data da minha cirurgia. Grandes expectativas à parte, creio que tudo vai correr bem. Também tenho pensado seriamente em remarcar minha volta para casa no prazo final de uso da passagem de volta. Está sendo bom ficar no Rio, passo muito mais tempo lá do que aqui, então não acho absurdo estar curtindo minha familia e amigos um pouco mais. Passada a época de mudança da mamãe e arrumação das coisas, está sobrando mais tempo para mim mesma e isso é muito bom, ainda não tinha tido aproveitado nada por aqui. Thomas precisa apenas das datas, para então vir também. Creio que a estada dele não passará de 1 semana. Mesmo assim será muito bom poder voltar para casa na companhia dele.

****** ********
Outra coisa que eu queria comentar já faz um tempo e sempre esqueço. A Coréia do Norte deve estar realmente desafiando todo o mundo ao lançar mísseis à revelia! Em minha opinião isso só prova que eles realmente estão cada vez mais separados do resto do mundo e totalmente indiferentes às comunidades internacionais. Eu os vejo como um perigo em potencial. Assisti um documentário sobre eles recentemente e vi todas as esquisitices que existem por lá, incluindo a adoração aos "líderes" deles. O povo norte coreano vive de maneira totalmente controlada, não têm nenhum alcance à tecnologia, vigiados minuciosamente pelos governantes, sem devido auxílio médico e hospitalar, sem autoridade sobre suas próprias vidas...absurdo!
Espero que os conselhos de segurança mundiais fiquem "de olho" e que estas provocações da parte deles cessem logo.

Feeds

Visitantes online - Welcome!

lineflower_gif